A atitude refratária da igreja a uma verdadeira reforma alcançou seu apogeu no estabelecimento da inquisição pelo Papa Inocêncio III, no IV Concílio de Latrão em 1215. A igreja esmagou todos os movimentos de oposição e rios de sangue se derramaram em holocausto. Houve assim mesmo alguns concílios, como o de Constância e o de Basiléia, pelo quais intentou-se uma reforma radical pela igreja, mas sem consegui-la, pois eles queriam absoluta autoridade, supremacia dos concílios gerais sobre o Papa, porém essa idéia não sobreviveu por muito tempo, nem na prática, nem na doutrina. Além de tudo isto, o concílio de Constância cometeu o horrendo crime de condenar à fogueira um homem cheio do Espírito Santo, João Huss, da Boêmia, que pregou contra o purgatório romano e trouxe à tona toda a sujeira por não concordar com o erro e com ele, milhões em todo mundo enfrentaram os horrores da inquisição, mas protestaram e não recuaram, mostraram e não recuaram, mostrando a verdade para o mundo, como fazemos hoje através deste livro, fitas e pregações por toda a parte.
O livro O Homem do Céu | Irmão Yun apresenta o mais belo testemunho do Irmão Yun homem simples, um chinês que teve um encontro com Jesus depois que seu pai foi curado milagrosamente de um câncer. Yun entregou sua vida ao Senhor e dedicou-se a servi-lo com todas as suas forças. vindo a tornar-se anos mais tarde um dos líderes da igreja doméstica da China. Ler este livro é como ler uma versão atual de Atos dos Apóstolos. O testemunho do Irmão Yun nos emociona e nos deixa maravilhados diante do poder extraordinário de Deus. Seu relato traz à tona o grande drama da perseguição aos irmãos chineses, que até hoje são presos, torturados e levados perante às autoridades por causa de sua fé. O Irmão Yun em nenhum momento negou sua fé em Jesus. Após anos de perseguições, prisões, torturas e grande sofrimento, deixou a prisão de forma milagrosa.
O Livro Lealdade E Deslealdade é um estudo sobre os frutos que geram o comportamento do ímpio e o comportamento do justo em relação Lealdade. A Aparente “esperteza” do traiçoeiro lhe custará um preço alto, entretanto a Bíblia garante a recompensa ao Leal. Esta obra leva o leitor a auto análise; à identificação e ao caminho para o tratamento do desvio de Caráter, que tem crescido atualmente, inclusive e assustadoramente, dentro das igrejas. Em contrapartida o autor aborda também acerca das maravilhosas recompensas garantidas àqueles que não negociam os princípios de Deus, e escolhem a lealdade. Excelente ferramenta para capacitação de liderança, as verdades fundamentadas na Poderosa Palavra de Deus, que estão registradas nestas páginas, vão conduzir sua igreja local ao crescimento físico discipulando pessoas transparentes, honestas e que transmitem credibilidade, mas acima de tudo ao crescimento Espiritual, forjando cristãos incorruptíveis. Que você possa um dia ouvir aquelas cobiçadas palavras: ‘muito bem, servo bom e fiel (leal)’. Que você possa experimentar os bons frutos e benefícios que pertencem a cada cristão fiel!” (Dag Heward-Mills)
Discipulado é um livro denso, envolvente, conflitante, o autor começa criticando a teologia barata de sua época, o liberalismo e ele sabe criticar, pois estudou nesta escola, inclusive ganhou o título de doutor em teologia, mesmo discordando da maioria de seus professores, portanto sabe mostrar os pontos de incoerência, a frieza da graça barata, do relativismo das escrituras, bem como aponta para o caminho da verdadeira graça. Vários capítulos são dedicados para comentar uma das passagens mais belas e mais profundas do ensinamento de Jesus, o Sermão do Monte, Bonhoeffer discorre, entretanto sua leitura coloca o leitor contra a parede e de forma singela deixa perguntas sobre como vivemos de fato o cristianismo, pregado por Jesus no evangelhos, o dever ser que Cristo espera de nós. O livro é um chamado para a cruz, para a entrega e para o sacrifício em nome Dele. A unidade da igreja também é um dos temas centrais, o verdadeiro sentido da igreja como corpo de Cristo, noiva do Senhor, o nosso papel aqui na terra, nossa comunhão, a importância da vida cristã em comunidade, inclusive a importância da correção da igreja.